Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de outubro de 2003

Saber informática é saber usar o Google e o help.

Isso não é piada. Não mesmo. Nenhum especialista em informática sabe tirar todas as duvidas, mesmo as mais corriqueiras. Informática é um mundo muito amplo e não existe profissional que não viva consultando referências.

Eu por exemplo não sei nada de Word, porque não preciso utilizá-lo. Mas se eu precisar, certamente vou conseguir usar tudo dele sem necessidade de curso algum, pois bastará tirar minhas dúvidas no Google e no help.

Se alguem me perguntasse algo sobre Word eu teria que consultar tanto quanto a pessoa teria.

É por isso que ao invés de dar uma resposta, na maioria das vezes eu mando a pessoa procurar no Google, pois simplesmente sei tanto quanto ela, e a resposta do Google é sempre muito mais precisa e completa que a de qualquer especialista no assunto, pode acreditar.

Melhor que dar o peixe é ensinar a pescar.

E é claro que é também uma questão de respeito ao profissional de informática. Nenhum dentista "dá uma olhadinha" de graça. Eles cobram uma baba por uma consulta com horário muito bem marcado.

Se eu fosse procurar as respostas para tirar as duvidas de todo mundo que me pede, eu viveria fazendo isso o tempo todo da minha vida e mesmo assim não daria para atender a todos. Eu trabalho com isso varias horas por dia e chego em casa sem saco nem pros problemas do meu próprio computador, e ainda vem gente querer que eu resolva os problemas dos computadores deles.

Partindo dessa certeza de que eles vão ter tanto trabalho quanto eu para resolver, e de que eles vão se tornar muito mais independentes se resolverem eles mesmos os problemas, não vejo o menor sentido em eu ficar "ajudando" as pessoas.

Ajudo muito mais ensinando elas a se tornarem independentes com o micro delas: use o Google!

Nenhum comentário: