Pesquisar este blog

quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Já que eu estou cheio e questões intrigantes ultimamente, vamos a mais uma. Dessa vez a questão é: porque a câmera fotográfica digital fez sucesso (e muito) mais depressa que o player de MP3? Porque o player de MP3 ainda não pegou? E quando eu digo "player de MP3" estou me referindo ao player só de MP3, do tipo que tem HD dentro, não aqueles players de CD ou DVD que incluem MP3.

O player de HD é tão revolucionário que se virasse moda certamente iria mudar radicalmente toda a indústria fonográfica e o modo como as pessoas ouvem música, e já existe e é relativamente barato faz um bom tempo. Porque então será que ainda não fez o sucesso que deveria estar fazendo?

Eu cometi um erro enorme ha alguns anos atras achando que o player de MP3 iria fazer um sucesso maior e mais rapidamente que a câmera digital. Afinal o grande problema que geralmente atravanca essas mudanças é a cultura das pessoas. Eu vejo como uma tarefa muito mais difícil convencer as pessoas a verem fotografias na tela do computador e imprimi-las por um preço alto ou com qualidade ruim (o que está aos poucos deixando de ser realidade) do que ouvir música do mesmo jeito que sempre se ouviu música, só que em formato de arquivo. Talvez as duas coisas deveriam ter pelo menos avançado paralelamente.

MAs não é o que aconteceu. Por incrível que pareça aos olhares críticos, a câmera digital parece já estar sendo mais usada que a convencional. Onde você vai você vê pessoas olhando pra telinha de cristal líquido da câmera ao invés do diopetro (a janelinha que enquadra a foto). E isso porque ha menos de 1 ano atras as pessoas se assustavam ao me ver tirando fotos com câmera digital. Eu ouvia os comentários "ué... isso é câmera de filmar ou é fotografia???".

Eu tenho certeza de que o player de MP3 com HD -que é inclusive mais barato que a câmera fotográfica digital- tem um potencial de revolucionar o mercado e o uso da música muitas vezes maior que a câmera digital teve de revolucionar o mundo da fotografia. Qual seria o motivo então pra isso ainda não ter acontecido???

Interessante, mas o fato é que todo mundo já CONHECE câmera digital mas a maioria ainda está totalmente alienada quanto a players de MP3. Eu vejo até mesmo pessoas que usam MP3 no computador toda hora e que simplesmente não sabem da existência dos players de HD ou sabem muito pouco a respeito deles. Alguns acham que é tão caro quanto um automóvel, outros que não se trata de um HD dentro dos players, outros ainda não pararam pra pensar no que um player desses significa.

Qual a conclusão que cheguei então? A resposta está na alma do negócio.

Eu não tenho TV a cabo (meio que por opção), mas assisto as vezes na casa de outras pessoas e percebi que já a um bom tempo tem havido uma grande quantidade de boas propagandas (do tipo que enganam bem os consumidores) a respeito de câmeras digitais. Tem por exemplo aquela que mostra uma mulher imprimindo um panorama composto de diversas fotos e dizendo algo como "se é possível porque não fazer?". É isso que falta ao player de MP3 com HD, mostrar para o consumidor comum o quão revolucionário ele é (e neste caso nem precisa enganar ninguem).

Bom, talvez não seja do interesse de uma Sony, por ela ser uma gravadora além de fabricante de players desse tipo...

Nenhum comentário: