Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2003

Um novo post demorou mas antes tarde do que nunca né?

Estou viciado agora em softwares sequencers/samplers/synthesizers. Como tá difícil arrumar uma banda pra eu cantar, me empolguei ao saber que o meu computador pode praticamente substituir os instrumentistas. E pode mesmo! Uma das coisas que eu li por aí é que o PC é atualmente melhor que qualquer sampler/sequencer/synthesizer por hardware (aqueles equipamentos pesadões que são usados em estúdios e pelos DJs) que existe, mesmo os mais caros!!! O motivo é simples: software tem muito mais flexibilidade que hardware e o PC já vem "naturalmente" com um baita HD dentro, que é a base do sampling, a memória. Outro fator chave é a velocidade dos processadores que finalmente viabilizou este tipo de aplicação profissionalmente falando. É realmente incrível o nível que já se chegou. Existem samplings de instrumentos individuais em um CD inteiro. Isso mesmo, cada CD, um instrumento. Isso significa que todas as notas de um piano por exemplo, e suas variações como forte, fortissimo, pianissimo, etc são sampleadas (gravadas direto do instrumento real) individualmente e o resultado é que é praticamente impossível dizer que é um computador que está tocando nota por nota. A coisa vai muito alem dos arquivos MID que estão espalhados pela Internet. Existem simuladores de equipamentos aonde você pode até mesmo plugar e desplugar os "cabos virtuais" que fazem as conexões entre os mixers, sequencers, samplers, equalizadores, baterias eletrônicas, efeitos, etc, tudo virtual!

Qual é o equipamento real e palpavel necessário para fazer tudo isso? Um PC com placa de som. :-)

Os softwares também permitem gravar e mixar facilmente a entrada de microfone enquanto toca o "sonzaço" no fundo de modo que em breve pretendo postar alguns MP3 com a minha voz :-)

Aguardem....

Nenhum comentário: