Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de agosto de 2004

Quero declarar aqui pela primeira vez o meu apoio ao sistema operacional de código aberto Linux. Estive pensando. A padronização sempre foi algo necessário na informática, e sempre foi disso que a Microsoft se aproveitou. Na década de 80 não havia padronização nem mesmo para o hardware. Haviam várias linhas de micros diferentes e incompatíveis entre si, e as empresas fabricantes de cada linha não permitiam que outras empresas copiassem o padrão. A Microsoft apostou no hardware de arquitetura aberta e padronizado. O MSX foi lançado por ela e parceiros no Japão com o propósito de mostrar essa necessidade de padronização ao mercado. Ela estava certa, e essa necessidade não é uma culpa da Microsoft mas sim da natureza do mercado. As pessoas querem rodar o mesmo software em casa, no trabalho e nos amigos. Quer poder abrir o documento que fez em casa no trabalho, ou vice-versa. Após o hardware se padronizar no PC, a excessão do herói da resistência Macintosh, a Microsoft continuou se aproveitando e apostando na necessidade de padronização, desta vez em relação ao software. Vários processadores de texto incompatíveis entre si apenas causam problemas, por isso todo mundo usa Word.

Ora, se na informática tem que haver padronização, que esse padrão seja aberto, para que várias empresas possam lançar suas próprias distribiuições, ao invés de ficar confinado a apenas uma única empresa. Por isso eu acho que o código aberto é a melhor saída, muito melhor do que uma empresa só controlando o mundo.

Vou fazer como a maioria dos que apoiam o Linux: apoiar mas não usar. Mas vou torcer para que um dia um sistema operacional open source, seja qual for, seja o padrão.

Quero falar também de algo que tem me irritado. A queda do host gratuito que abrigava meu site de WMA... Infelizmente ele está sendo vítima de um ataque DDOS. Eu puz um pequeno código ASP para gravar os IPs dos que iniciavam sessões no meu site e confirmei que se trata mesmo de um ataque. Agora só aparece "server busy". Vou ter que arrumar uma solução, talvez pagar um host com suporte a ASP, para poder ter de volta algo que já faz parte da minha vida que é atualizar um site de notícias sobre MP3. Talvez eu abra um blog de MP3... estou pensando...

Nenhum comentário: