Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2005

Estava lendo na Slashdot um artigo sobre a longevidade da mídia digital. Acho simplesmente nonsense essa discussão. Vejo muita gente dizer que outras mídias físicas duram mais e tal. Outros dizem que a foto digital traz como desvantagem "o fato de que as pessoas acabam apagando muitas das fotos por achá-las menos importantes". NONSENSE!!! Ora, e os negativos que esquecemos apodrecendo nas gavetas? CD virgem é algo tão barato que eu por exemplo gravo até as fotos "queimadas" (aquelas tiradas sem querer, apontadas pro chao, e tal) nos meus CDs de fotos. Pombas! O digital nunca perde um bit sequer de qualidade quando re-copiado, ao contrário de qualquer mídia física. Minha técnica para fazer as fotos durarem a vida inteira é muito simples, e eu não tenho nem que me preocupar com a periodicidade com que faço backups nem nada. Simplesmente tiro duas cópias do mesmo CD com fotos. Se algum dia uma das duas cópias parar de funcionar, eu simplesmente tiro uma nova cópia do mesmo CD utilizando o outro CD que ainda está funcionando. A possibilidade dos dois CDs estragarem AO MESMO TEMPO é quase nula, e, mesmo que haja essa possibilidade, ainda assim é 10.000 vezes mais seguro que guardar negativos, ou papeis, ou fitas, ou qualquer outra coisa analógica.

Nenhum comentário: