Pesquisar este blog

quinta-feira, 2 de junho de 2005

Você ainda vai ler jornal em um Tablet PC

Li uma notícia agorinha aonde as editoras de jornais respondem a questão sobre se o jornal impresso vai ou não ser derrotado pelo digital, afirmando achar irônico que após 400 anos dominando o cenário da mídia mesmo com a vinda da TV e do rádio, ainda hajam comentaristas sugerindo que os dias do jornal em papel estão contados.

Bom, eu sou um desses comentaristas e acho que de fato esse fim está dessa vez realmente próximo de acontecer. Quando a gente fala "fim" é preciso terem em mente que isso é uma mera generalização que não deve ser levada ao pé da letra. Pode-se atualmente dizer, por exemplo, que a máquina de escrever, a câmera fotográfica convencional e o disco LP foram "substituídos", mesmo que ainda haja gente que use esses dinossauros por motivos, digamos, especiais. Claro que a camada mais pobre da sociedade por exemplo vai demorar mais para entrar para a era digital, mas apenas pelo motivo de não ter dinheiro para comprar as novidades. Também as pessoas com mais idade podem eventualmente encontrar mais dificuldade para se acostumar com os novos padrões. Mas no lado prático da coisa, podemos dizer que o digital já "aposentou" esses formatos antigos.

Porque eu acharia que o jornal impresso, mesmo tendo sobrevivido a TV e ao rádio, agora estaria com os dias contados?

Bom, vamos primeiro ver os prováveis motivos pelo qual a TV e o rádio não substituíram o jornal em papel, citando as desvantagens deles:

- Não mostram maiores detalhes
A TV e o rádio geralmente não se aprofundam muito nas notícias que apresentam, sendo estas em muitos casos apenas comparáveis aos títulos e resumos de capa dos jornais em papel.

- Tem local e horário fixo para ser visto
O jornal em papel é o único que pode ser lido em qualquer hora e em qualquer lugar. Preciso dizer mais alguma coisa?

- Não podem repetir a notícia
Às vezes você está assistindo o noticiário e o telefone toca.

- Você é obrigado a ver ou ouvir o que não quer
Se eu quero ler só sobre as últimas da tecnologia, pego apenas o "caderno de informática". Já a TV tem propaganda, fofoca de novela e notícia sobre politicagem barata que não me interessam.

Ok, diante desses argumentos é muito fácil saber o motivo pelo qual o jornal impresso nunca foi "substituído" pelo rádio e TV. Mas e o jornal digital on-line? Tem alguma desvantagem? Por enquanto só o tamanho do computador, que impede de levá-lo para qualquer lugar. Mas estou falando de um futuro próximo, aonde o Tablet PC se tornará cada vez mais utilizado. Os proprietários destes certamente começarão a notar que só há vantagens no jornal digital. Quais seriam então as desvantagens do jornal impresso em relação ao digital?

- Estão limitados a grandes jornais
Por mais que se diga que na Internet é muito grande a quantidade de "lixo”, não é difícil encontrar dezenas de fontes "confiáveis". Basta ir a um agregador de notícias como o Google News (news.google.com). Portanto, o fato de também haverem na Internet fontes "alternativas", como pequenos jornais, blogs e outros, apenas faz dela um meio muito mais democrático e imparcial que qualquer tipo de jornal, sem eliminar a confiabilidade, já que a escolha por ler fontes menos conhecidas fica por conta do usuário.

- Não são atualizados em tempo real
O jornal em papel neste aspecto perde até para a TV e o rádio, pois nestes ainda há a possibilidade de haverem "plantões". Já o jornal on-line, além deter todas as características positivas do jornal impresso, ainda por cima é atualizado em tempo real, mesmo quando se tratam de notícias não muito importantes, o que não ocorre nem com a TV.

- Não tem multimídia
O jornal via web pode ter, além de textos e fotos, vídeos anexados as notícias.

-Não tem links
O jornal via web quase sempre apresenta links para outras notícias e sites relacionados.

- Sujam as mãos e não são fáceis de se manusear
Embora o jornal em papel possa ser lido em qualquer hora e lugar, é fato que aquelas folhas enormes são um saco. Tenho certeza de que quando o Tablet PC finalmente virar moda todos vão ver que o papel não é melhor para ler do que este tipo de tela, embora isso ainda não seja válido em relação aos displays de micros desktop.

- Não tem "copy e paste"
Que maravilha é o "copy e paste". Quem já não colou parte de uma notícia relevante no e-mail para compartilhar com os amigos ou colegas de trabalho?

- Não tem histórico nem "search"
A grande maioria dos jornais on-line mantém guardadas todas as suas "notícias anteriores" em seus servidores, de modo que o leitor pode facilmente pesquisar por palavras-chave. Já o jornal em papel geralmente vai pro lixo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu