Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de agosto de 2005

Os EUA não querem mais exploração espacial como antes

Olha só... No início eu não pretendia postar minhas visões políticas aqui, mas vou mudar ligeiramente de idéia e postar algumas bobajadas...

Quero falar sobre exploração espacial. Me diga com sinceridade, leitor: pra você essa coisa de exploração espacial não está com uma imagem um tanto "batida"? Mas será que é você mesmo que chegou a conclusão de que gastar milhões com ônibus espaciais não vale a pena ou foi influenciado a ter essa opinião?

A minha teoria é de que a exploração espacial não interessa mais aos EUA tanto quanto interessava antigamente, na época da guerra fria. São eles que acham essa despesa um fardo e querem se livrar dela. A URSS não existe mais, então pra que gastar milhões para fazer viagens espaciais? Não é a toa que foi cortada grande parte da verba da NASA, pelo que li por aí.

Seria só questão de "decidir não fazer mais viagens espaciais", se eles próprios não tivessem durante décadas estimulado o contrário nas nossas cabeças. Na época da guerra fria os filmes de Hollywood por exemplo exibiam uma visão muito mais romântica da exploração espacial, e todos os jovens sonhavam em serem astronautas.

Agora o que eu vejo é só desastre no espaço, e um estimulo cada vez maior a exploração aqui na Terra mesmo... Os filmes que antes tinham muitas naves atirando raios lazer em meio a estrelas na escuridão do espaço hoje se voltam para o verde das árvores e azul do céu atmosférico, além do fundo do mar. Pode prestar atenção... A mensagem final é sempre voltada para dizer que os ETs são sangue-sugas interessados somente em consumir os recursos do nosso precioso planeta, que deve ser preservado.

Pode ser que o ônibus espacial atualmente no espaço exploda ao tentar voltar para a Terra, mas eu aposto como ele vai sim voltar em segurança. OS telejornais repetem que a viagem custou milhões de dólares e que está dando inúmeros problemas, mostrando os astronautas com cara de decepção. Desconfio que seja esse o objetivo, colocar na cabeça das pessoas a idéia de que "não vale a pena".

Não estou dizendo que isso seja bom nem ruim, mas que talvez a sua opinião não seja exatamente sua...

Um comentário:

José Paulo Gomes disse...

Olá,

Muito interessante o seu blog.

Dá uma passadinha no meu blog : http://jpgomes.blogspot.com.

Um abraço,

JP