Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Dicas de fotografia

Dia de céu nublado... péssimo dia para tirar fotografias você pensa...

está completamente enganado!!!

Os dias de tempo fechado tem várias vantagens na fotografia e de fato na maioria dos casos chega a ser melhor que os dias ensolarados.

O que ocorre é que os dias de sol tem muito contraste. Quanto mais luz há sobre os objetos, mais sombra também aparece. Como a câmera fotometriza de modo a compensar o excesso ou ausencia de luz, o resultado são fotos com partes claras demais e partes escuras demais.

Já o mormaço produz sobre os objetos uma iluminação mais bem balanceada, sem muito brilho e também sem muita sombra. O resultado nas fotos é cores mais vivas e um brilho mais uniforme em todos os objetos que compõe a foto. Para os seus olhos está tudo meio escuro, mas a compensação da fotometria da câmera se encarrega de tornar a imagem mais brilhante.

O único grande problema das paisagens nos dias de tempo fechado é o céu. Nessas ocasiões evite que o céu saia nas fotos pois mesmo nublado ele certamente será muito mais brilhante que os demais objetos e portanto ou ficará todo branco ou deixará os objetos praticamente invisíveis de tão escuros, dependendo de aonde você focar, a não ser que se use um flash, caso que só servirá para objetos bem próximos.

Mas se você apontar somente para os objetos e não incluir o céu, o mormaço poderá proporcionar as melhores fotos da sua vida.

Não só as cores saem mais vivas e a iluminação mais uniforme como também se obtem mais do efeito de profundidade de campo, que costuma produzir resultados muito interessantes. Trata-se daquelas fotos com o assunto focado bem nítido mas com o plano de fundo desfocado, borrado. Quanto se tem a luz plena do sol a câmera tem que diminuir a abertura da lente assim como fazem seus olhos, enquanto que sob mormaço a câmera abre mais para permitir uma maior entrada de luz de modo a compensar a falta desta. Não me pergunte porque, pois não sou especialista em ótica, mas quando isso acontece se tem menor profundidade de campo. Experimente tirar macros de flores nos dias de tempo fechado e prepare-se para cores mais vivas e um belo efeito de fundo desfocado.

Então aproveite os dias de tempo fechado (mas sem chuva! não vá molhar a câmera!) e boas fotos!

Momento MAIS do dia: Estou desenvolvendo minha própria linguagem de programação. Trata-se de uma linguagem em parte baseada no LOGO, pois pretendo que venha a ter uma "tartaruga" na tela, mas com recursos de linguagens mais tradicionais. Acredito que seja uma das linguagens mais fáceis de se programar que existe e acho que pode ser bastante útil para iniciantes aprenderem facilmente a programar um computador. Tá sendo uma diversão e tanto pra mim! Veja abaixo a listagem de um joguinho de acertar o número de 1 a 100.

guardar aleatório 1 até 100 em número secreto
local volta
perguntar "Faça sua aposta de 1 a 100"
se resposta="" faça ir volta
se tipo de resposta#"numérico" faça ir volta
se resposta>número secreto faça alertar "O número é menor que isso"
se resposta<número secreto faça alertar "O número é maior que isso"
se resposta=número secreto faça ir acertou
guardar número de tentativas+1 em número de tentativas
ir volta
local acertou
alertar "Você acertou o número em " mais número de tentativas + 1 mais " tentativas!!!"
finalizar

Particularidades: Única linguagem que eu conheço que aceita nomes de variáveis com espaços!!! Totalmente em português!!! Instruções intuitivas que fazem você pensar que está realmente "dando ordens" ao computador!!!

Em breve vou disponibilizar o download :-)

Nenhum comentário: