Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Papo nerd do dia

Fliperama... Matei muita aula nos anos 80 pra ir jogar Fliperama com colegas. Eu sempre preferi os jogos de vídeo aos de bolinha (pinball), mas não deixo de ter um pouco de nostalgia com relação a pinball também e, assim como volta e meia estou jogando MAME, adoro também os simuladores de pinball...

A maioria das pessoas conhecem aquele que vinha com o Windows, o Space Cadet, mas existem também os simuladores que imitam máquinas "de verdade", com os mesmos desenhos, sons e até emulação da ROM das mesas encontradas nos fliperamas.

O mais famoso simulador de pinball até hoje é o Visual Pinball, que permite construir sua própria mesa até com certa facilidade, clicando e arrastando as peças que compõem o jogo como bandeiras e "bumpers". O chato é que o desenvolvimento do Visual Pinbal simplesmente cessou. Desde muito tempo que não lançam mais versões novas dele.

Para preencher esse vazio surgiu o "Future Pinball", que além de ter as mesmas facilidades que o Visual Pinball para a construção das mesas, ainda tem efeitos visuais que dão incrível realismo como, por exemplo, os reflexos da bolinha e das peças da "maquina". No Future Pinbal é possível ver a mesa de vários ângulos em três dimensões e a dinâmica do jogo é bem mais evoluída que a do Visual Pinball.

Depois de muito jogar Future Pinball resolvi fazer um teste esses dias:
joguei pinball de verdade depois de anos sem jogar, e o resultado foi realmente surpreendente, pelo tempo que eu passei jogando. Certamente dá para viciar no simulador e depois jogar bem no de verdade.

Nenhum comentário: