Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

AJAX na prática!

Legais as experiências que estou fazendo no trabalho... Estou vidrado com a Web 2.0 e fiz uma página no sistema pelo qual sou responsável que permite ao usuário mover livremente os registros arrastando-os para organizar na ordem que quiser, usando a biblioteca AJAX scriptaculous. Estou também tornando algumas das páginas um tanto mais "ajaxianas" através de consultas assíncronas ao banco de dados.

Muitos ainda apostam obviamente no Windows Vista e nas tecnologias .NET da Microsoft, mas acho que essas tecnologias já nascem em parte obsoletas por não terem como base usar a Web como plataforma.

Quem me conhece sabe que eu nunca fui parcial em relação a Microsoft, mas desta vez eu estou a vendo como um elefante pesado e lerdo, relutante para mudar os rumos. Ela não deixa de estar se preparando meio que "escondido" com as tecnologias Windows Live, mas é inegável que finalmente pequenas startups voltaram a ter possibilidades concretas de virarem tudo do avesso, como a própria Microsoft fez no passado.

Tecnologias como .NET e Windows Vista são apenas demonstrações de relutância, tentativas de ainda aproveitar o que der pra aproveitar em relação às tecnologias que fatalmente se tornarão obsoletas num futuro próximo, algo como os milhares de processos na justiça disparados pela indústria fonográfica para tentar ainda manter por algum tempo o modelo que inevitávelmente irá ruir de discos de música.

Eu fui um dos primeiros currículos deste país com a palavra "ASP", serei um dos primeiros com a palavra "AJAX" também ;-)

Nenhum comentário: