Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de março de 2006

A volta da Home Page? A Google está lançando a Google Pages, que é um serviço de home page com editor de HTML online. Na verdade serviços dos anos 90 já davam essa possibilidade para o usuário e eu acho estranho que alguém lance um serviço como este depois da invenção do Blog e do Fotolog. Se o editor de páginas for muito automatizado não vai ser flexível o suficiente para que as páginas façam frente a um blog, e se for muito complexo não será vantagem para o usuário leigo, provavelmente o público alvo do serviço. O grande problema das home pages em sites como Geocities era justamente o fato de que era difícil manter o site atualizado, o que foi resolvido com o Blog. Páginas estáticas tendem a ficar sempre iguais e com o tempo acabam sendo esquecidas. O Blog, com seu conceito de "posts" e "comentários" regulares de certa forma matou as home pages pessoais pois facilitou a inclusão constante de conteúdo. O que restaria de interessante para se manter estático seriam textos extensos, currículos, mas não há nada que impeça de se colocar isso em um post de um Blog e usar a URL do post como referência direta.

Serviço da Google que eu estou decepcionado é o Google Video. Enviei um há mais de uma semana e até agora não aprovaram o vídeo para aparecer online.

Outra notícia interessante é que a Apple está lutando com todas as suas armas contra uma decisão da justiça francesa, que obrigaria a Apple a remover a proteção DRM de suas músicas no iTunes. Segundo os analistas a Apple seria até mesmo capaz de fechar a loja iTunes na França caso isso realmente aconteça. Pra mim essa relutância da Apple só mostra que de fato o que dá dinheiro para a empresa é a venda do iPod, não as músicas do iTunes. Com a proteção, as músicas do serviço online iTunes só tocam no player iPod da Apple. Sem ela, tocariam também nos players concorrentes.

Nenhum comentário: