Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de abril de 2006

Mais sobre Morfik

Brinquei mais um bocado com Morfik e, programando de maneira intuitiva, sem malabarismos, igual se faz em linguagens visuais para o desktop, fiz componentes se moverem pela tela arrastando com o mouse ou apertando as teclas de setas, e listas de dados com inclusão, exclusão, etc. O Morfik realmente faz o que propõe em sua documentação. Ele torna desnecessário conhecer o "baixo nível da Web". Com outras ferramentas é necessário saber HTML, Javascript e entender o funcionamento da Web para poder fazer alguma coisa, o que é parecido com a época em que não haviam linguagens visuais e era necessário programar para Windows usando APIs e linguagens de baixo nível. Com o Morfik você simplesmente não vê Javascript nem HTML.

Tenho visto algo sobre o Atlas da Microsoft também e afirmo que pelo menos por enquanto não chega nem perto. A Microsoft parece não ter sacado ainda que ela terá que reformular por completo alguns de seus conceitos de desenvolvimento de aplicações Web. O Atlas ainda te obriga a digitar Javascript e HTML, e te obriga a entender o funcionamento das requisições HTTP. Essa é uma grande oportunidade para os concorrentes da empresa, já que as chances de a Microsoft ficar presa aos seus já tão bem estabelecidos velhos costumes continua sendo muito grande.

Sei que os desenvolvedores podem ficar meio céticos em relação a uma empresa desconhecida, mas vale a pena testar o beta, que me empolgou tanto quanto o Visual Basic 1.0 nos primórdios da programação para Windows... Se o Morfik não será A linguagem de programação do futuro próximo certamente mostra COMO ela será, venha de Microsoft, Borland ou até mesmo Google.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Marco,
Vi que foi um tópico no 3º Firebird Developers Day sobre o Morfik e resolvi pesquisar para saber o que seria.
Achei interessante e vi seus comentários sobre o mesmo e estou baixando para analisar.
Trabalho com Visual FoxPro com Firebird e vou ver como o Morfik se comporta com o Firebird.
Um abraço,

Victor Sousa

Anônimo disse...

Carasm eu baixei o Morfik, e posso dizer que é tudo o que um cara que só programou em desktop queria. Programo em delphi/IB/FB há bastante tempo e embora sabendo que um dia teria que encarar a web, tinha em certo medo, pois era muita coisa desconhecida e nova pra mim. Achei o Morfik, e pronto! Criar Aplicações web dinâmicas, escrevendo em Object Pascal (chega bem perto). Era tudo que eu queria...