Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de abril de 2006

Morfik será gratuito

Tinha uma coisa que eu estava na dúvida: quanto será que iriam cobrar pelo Morfik? Pra aumentar mais ainda a minha empolgação descobri através dos textos deles que a versão atualmente disponível para download será gratuita quando sair a final. Haverá uma versão para empresas mas a promessa é de que a versão gratuita tenha funcionalidades suficientes para fazer aplicações completas. Bom, a julgar pelo beta de fato a versão gratuita já é fantástica.

Veja o que diz o texto deles:

"Morfi k’s primary goal is to ensure developers have universal access to the WebOS Apps
Builder2 and are able to easily engage with it. In its standard form the WebOS Apps Builder
is intended to be available at effectively no cost to developers in a manner similar to that of accessing Google Search, using Skype or developing applications with MySQL. The WebOS Apps Builder is not a ‘free but reduced function use’ product. This standard form, with relevant migration tools, can provide replacement applications for those which have been developed with Microsoft Access."

Outra coisa que merece atenção no Morfik é que as aplicações feitas nele podem ser distribuídas da mesma maneira que uma aplicação desktop, com a diferença de elas rodarem no browser do usuário. O Morfik trabalha gerando um .EXE que integra inclusive o servidor Web. Basta rodar o EXE e o browser é automaticamente aberto rodando a aplicação. E o melhor: este EXE pode ser compilado para diferentes sistemas operacionais: Windows, Linux ou OS/X. Quer rodar a aplicação localmente? Basta abrir o EXE. Quer servir em uma Intranet? Basta rodar o EXE no servidor e conectar as outras máquinas da rede via HTTP. Quer disponibilizar a mesma aplicação para o mundo? Basta rodar o EXE e mandar as pessoas conectarem no seu IP.

Estou pensando em lançar uma versão da minha linguagem de programação para iniciantes, a LAPRO, para Web. Aparentemente o Morfik possui uma boa capacidade para traçar gráficos como linhas usando o PaintBox. Falta apenas uma boa documentação sobre este componente, que simplesmente não é mencionado no help nem no "hand book".

10 comentários:

Silfar de Castro disse...

Você já desenvolveu alguma coisa com o Morfik ?

Anônimo disse...

Olá, Marco instalei o morfik aqui no meu XP e fibird 2.0 mas deu incompatilidade na gds32.dll. Isso ocorreu com vc? Saberia me dizer como eu posso me safar nesta pois o morfik não inicia em função disto!

Victor Sousa disse...

Você precisa instalar o firebird 2.
http://www.firebirdsql.org/index.php

Victor Sousa disse...

Eu estava com esse problema, mas depois que instalei o Firebird 2, funcionou.
Se não consegui, copie esse arquivo e cole no local onde está o Morfik.exe
http://www.firebirdsql.org/index.php

Carlos Geiser disse...

Olá, instalei o Morfik no XP funcionou bem, mas ao instalar no Windows 2003 server reclama do arquivo GDS32.DLL. Instalei o Firebird 2 E NADA adiantou.
Copie o arquivo GDS32.DLL para o local onde está o Morfik.exe tambem não resolveu, Desistalei tudo e instalei de novo o Firebir e o Morfik, renicie o servidor e nada. Será Morfik não roda no Windows 2003 server ?

Carlos Geiser disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Joselito Nascimento disse...

Olá Marcos, vc. sabe se existe algum tutorial sobre o morfik ?

mechael eduardo disse...

Marcos, v. sabe se existe alguma documentação/curso ou qualquer coisa que o valha pra o MORFIK.

jaider disse...

como exporta a aplicação feita para rodar na web o que eu publico na web não achei nada com a extenção pagina.html ou index.html com o conteudo que editei no morfik

Lucas Vidotti Pontes disse...

o morfik ta dando erro na hora q eu faço alteração no banco de dados alguem sabe pq ?