Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de abril de 2006

É plenamente possível viver sem nenhum software de segurança

Sim, e minha máquina é uma prova disso. Sou certamente um heavy user que fica conectado várias horas por dia. Não rodo o firewall do Windows. Não rodo anti-virus residente. Nunca gostei desses programas pois geralmente são intrusivos, ficam ocupando memória e enxendo o saco. Faz meses que não faço um scan com anti-virus. Afinal, pra que? Nunca diz que tem alguma coisa. Spyware sempre tem uns 3, mas por não se tratar de algo proibido por lei, até mesmo softwares de empresas confiáveis tem spyware, então não tem como evitar. No mais acho que está provado que eu sei discernir o que pode e o que não pode rodar. E pode saber que eu rodo muita coisa de sites que dizem não serem confiáveis, mas o fato é que um EXE vindo do bittorrent por exemplo, ou qualquer software de p2p, basta ele ter muitos "sources" para ser praticamente garantida a não existência de virus. Muitos vão contestar mas a minha máquina é uma prova disso. Tem outros "bons sensos" como não baixar um EXE muito pequeno quando você sabe que o software é grande demais para caber em poucos kbytes. Só o que se precisa é ter bom senso e saber coisas básicas como o fato de que simplesmente não se deve rodar arquivos executáveis (e isso inclui extensões como lnk, ppt, doc, etc) a partir de emails não confiáveis, e isso inclui emails vindos de amigos seus que você sabe que são leigos em informática. A insistência dos leigos em abrir "mensagens de natal" é que tras virus para o computador. Aqui estou eu, há anos rodando Windows sem nenhum virus, e sem nenhum anti-virus também.

5 comentários:

bernabauer disse...

Olá. Notei que tens um tema interessante para o seu blog: tecnologia e afins. Dei uma navegada básica no seu blog e notei que o link para o seu curriculo está quebrado.
grande abraço.

E Sim, também acho que é possível viver sem antivirus e firewall. Estou sem os dois a alguns meses. Até agora tudo bem. ;-)

Claudio disse...

Cheguei em seu blog atraves de um script em asp que baixei. Achei bem legal seu blog e assuntos.
Mas diate desse questao acho que e possivel mas tem consequencias pois entrando em um site pra pegar um serial ou um crack automaticamente vc esta infectado por trojam e afins....

Anônimo disse...

kkkkkkk, meu Debian pode ficar meses sem reboot, ja seu windows 1 mes só, na melhor das hipoteses....

Anônimo disse...

Need anti virus firewall software?

If your computer is running stupid anti virus firewall will help
Click here to download anti virus firewall now!

Anônimo disse...

Pra você que quer continuar entrando até mesmo em sites em busca de cracks, recomendo utilizar um programa chamado Sandboxie. Ele cria um ambiente virtual no seu pc. Um navegador virtual, msn virtual, quase qq coisa que quiser virtual. Qq coisa q queira infectar o seu pc estará sendo enganado pelo mundo virtual do sandboxie. Qndo terminar de navegar, basta fechar e apagar o conteúdo do sandboxie. É perfeito pra leigos. Dá pra abrir qq e-mail sem medo. Até o Office ele virtualiza automaticamente. Teste e comprove.

N tenho cadastro aq, + meu nick é Pinche.

Abraços