Pesquisar este blog

sábado, 27 de maio de 2006

Bla bla bla sobre jogos e TK90X

Coisa que eu to gostando agora é de jogo de estratégia em tempo real. Tenho jogado Age of Empires 2 e é muito bom. A diferença básica entre um jogo de estratégia tradicional, como por exemplo o xadrez, e um jogo de estratégia em tempo real, é que um jogador não tem que esperar a vez do outro. Provavelmente o computador simplesmente foi a peça fundamental que possibilitou este tipo de jogo, já que a máquina pode limitar os movimentos feitos ao mesmo tempo sem que tudo vire uma bagunça. Eu pesquisei um pouco a história desse tipo de jogo e fiquei feliz de saber que o precursor de todos eles, o jogo Stonkers, rodava no meu amado ZX Spectrum, ou TK90X como era conhecido no Brasil nos anos 80.

Outra pesquisa que eu fiz foi sobre os primeiros jogos de tiro em primeira pessoa. Mais uma vez o TK90X aparece, com o jogo Driller sendo o primeiro a ter o cenário em 3D opaco e preenchido com cores (no caso do TK, padrões), ao invés de apenas as linhas vetoriais como no BattleZone do Atari. No entanto o que realmente revolucionou esse tipo de jogo foram os bitmaps chapados do Wolf3D, que na verdade vieram primeiro no Ultima Underworld, e os personagens também em 3D do Quake em substituição a simples bitmaps 2D como era no primeiro Doom.

Um comentário:

Anônimo disse...

Mugnatto, há um tempo eu venho acompanhando seu blog. Virei seu fã :)
Como faço para falar com você no msn? Se puder, me adiciona: leandro@garagem.com.br
Tenho um projeto que pretendo lançar em Brasília, e suas fotos seriam ótimas para fazer parte do site. Espero que me adicione, que te explico melhor.
Abraços!