Pesquisar este blog

quarta-feira, 14 de junho de 2006

Windows Vista é muito bom...

Instalei o Windows Vista Beta 2, que pode ser baixado do site da Microsoft. A primeira vista é realmente muito bom. Não se trata de apenas um mero update, é realmente um grande release, e deixa pra trás o OS/X da Apple, embora eu ache que a verdadeira intenção da Microsoft com este Windows e o novo Office é dar uma sobrevida para o software em pacote. O Windows Vista é provavelmente o sistema operacional que vai marcar a transição para o software como serviço, uma era aonde o sistema operacional desktop vai fazer pouca diferença, sendo o browser o mais importante.

Mas, voltando a falar sobre o Windows Vista em si, a boa impressão começa já na instalação. Tudo bem que a Microsoft ainda tem muito o que evoluir na instalação. Há momentos em que você acha que a máquina travou, pois fica muito tempo com a tela totalmente negra sem nenhuma barra de progresso sequer, mas quando a interface da instalação aparece, é muito bonita. Tive problemas tentando instalar em uma partição de 20GB, que aparentemente é muito pouco para instalar o Vista. Só quando mandei instalar no HD de 200GB, com mais de 100 livres, é que consegui. Fez dual boot com o XP tranquilo.

Por default o Windows Vista não usa a interface "Aero Glass", que deve ser habilitada nas opções de aparência e só funciona com placa 3D compatível com DirectX 9, mais uma tecnologia que nasceu com os games e agora está indo para as "aplicações sérias". É realmente muito interessante o "Windows+Tab", que é um novo "Alt-Tab" mas com as janelas abertas empilhadas em 3D e em atividade, ou seja, um Windows Media Player tocando um vídeo, por exemplo, exibe o vídeo em movimento mesmo estando virado em 3D, e isso não é muito degradante na performance do sistema, que mesmo no meu AMD 2.8 com 512MB rodou com certa tranquilidade.

Uma coisa que a maioria das pessoas está desligando pouco depois de instalar o Vista são as caixas de diálogo que aparecem a todo momento pedindo autorização para realizar tarefas consideradas de risco, seguindo o exemplo de sistemas operacionais considerados "mais seguros" como o Linux. Estes recursos de segurança prometem possibilitar um uso mais útil em empresas para contas de usuários que não são administradores do sistema. Atualmente as permissões de usuários do Windows são 8 ou 80, permitem tudo ou não permitem nada, de modo que na prática acaba-se sempre dando permissões de administrador para todos os usuários. No entanto o usuário caseiro, já acostumado com o acesso sem restrições dos Windows anteriores, dificilmente vai aturar as janelas de confirmação, que podem ser desligadas.

Outro recurso interessante é a sidebar, que trás nativamente para o Windows o mundo das Widgets, famosas no OS/X da Apple. As widgets da sidebar são bonitas como as do OS/X e rodam bem, podendo ficar "dockadas" na barra, aonde tem seu tamanho reduzido, ou no desktop, aonde tem sua aparência modificada. Este é mais um recurso que não é habilitado por default, mas que faz enorme diferença no novo Windows.

Interessantes também são os novos screensavers, alguns deles versões melhoradas de screensavers já famosos dos Windows anteriores, e o jogo de xadrez incluído, que é um excelente xadrez em 3D que permite girar livremente o tabuleiro.

Muito boa também a intenção inovadora da Microsoft de acabar com os menus tradicionais. É algo que algumas pessoas vão ter dificuldade para se acostumar no início, mas que realmente mostra suas vantagens depois de um tempo. Depois de se acostumar, a pessoa percebe o quão poderosa é a interface do novo Windows Explorer. Interessantes também os ícones, que aparentemente são imagens vetoriais, permitindo ajuste fino de seus tamanhos. Você pode deixar os ícones gigantes na tela, algo que se eu não me engano o OS/X não tem.

Lembrei de outra coisa muito interessante que são os recursos para Tablet PC incluídos no Vista. Mesmo não tendo Tablet PC, é muito legal. Eu escrevi usando o mouse, com linhas um tanto tortas, e mesmo assim reconheceu minha escrita quase que perfeitamente, sem necessidade de prévio treinamento, e vem com uns utilitários muito legais. Dá vontade de ter um Tablet ou um UMPC. Quando será que vão baratear isso?

Enfim, um sistema para deixar, na minha opinião, o Linux na idade da pedra, e o OS/X, pasmem, finalmente atrás do Windows. Mas é bem verdade que a Apple tem tempo para lançar algo antes da versão final do Vista.

Arriscando uma previsão, como eu adoro fazer, acredito que esta será a última grande release do Windows para o desktop tal qual o conhecemos, que depois aos poucos dará lugar a máquinas dedicadas a acessar a "Internet como plataforma".

7 comentários:

Harry disse...

Talvez eu não devêsse julgar o Windows Vista de modo tão duro, pois eu não o experimentei, apenas assisti algumas dezenas de vídeos sobre ele. Mas aí vai a minha impressão.

1- Sobre o visual: realmete o Vista está mais bonito que o XP. Isso não tem como negar. Mas ele não possui nenhum efeito impressionante. Apenas umas barrinhas transparentes. Ele está MUITO distante de um XGL do Linux por exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=DUSn-jBA3CE
E usar o XGL ocupa muito pouco recurso da máquina. O meu Pentium 4 2.8 GHz e 512 de RAM roda com tranqüilidade o XGL. Me pergunto se rodaria um Vista com a mesma facilidade. O Vista requer um hardware absurdo pra funcionar com todos os efeitos. Isso me parece mais imcompetência de programadores.

2- Sistema de Permissões: Viva! Qualquer S.O. decente deve possuir o mínimo de segurança que só é obtido com um sistema de permissões. Há anos, o Windows foi um dos pouquíssimos (talvez o único... não tenho certeza...) S.O.s sem este sistema. Mas não sei se ele será mesmo eficiente no Vista... Será que as permissões existirão realmente em baixo nível como no Linux e Mac OS? Espero que sim... Mas ainda desconfio de que seja um sistema de permissões verdadeiro...

3- Atuação do S.O.: Uma das grandes vantagens do Vista é o fato do S.O. estar completamente integrado ao programas-padrão que vem com ele. Assim, perde-se a noção de onde termina o S.O. e começa um software normal. Isso aumenta a facilidade, mas tem também grandes conseqüências. Pra começar, isso prenderá muitos usuários aos programas Microsoft, mesmo que eles não sejam os melhores. Outra conseqüência séria é o aumento da vulnerabilidade do sistema. O Internet Explorer é tão perigoso de ser usado no XP justamente por possuir falhas e estar integrado ao S.O. Agora pode tornar-se perigoso assistir vídeos, músicas ou abrir documentos, pois o S.O. irá se intrometer em tudo. Isso reduz drasticamente a segurança. E é fato muito conhecido que segurança nunca foi a especialidade da Microsoft...

CONCLUSÃO: O sistema é mais bonito que o XP (não quer dizer muito) e possui muito mais facilidades para o usuário. Entretanto, possui potencial muito grande para falhas e para ser invadido. Consome uma quantidade absurda e não justificável de recursos de hardware e, sinceramente, acho que não vale o quanto custa. Ainda fico com o meu Linux...

Marco Mugnatto disse...

Pelo jeito o camarada além de estar falando de um software que não usou, ainda está respondendo um texto que não leu. Como eu disse nele, o meu AMD 2.8 de 512MB rodou com certa tranquilidade o Windows Vista. Pentium é de se esperar até uma performance ainda melhor. E isso porque o Vista ainda está em beta.

TByte disse...

Ae, gnt, tava dando uma pesquisadinha pra ver o q o povo tava flando do Vista e resolvi ler esse blog, que por sinal tem informações muito boas... A minha opinião sobre o Vista é que ele é um EXCELENTE pra num dizer perfeito, OS. No meu notebook, infelizmente ele nào rodou o Windows Aero, pois é um notebook que eu comprei pra trabalhos de escola e tal... (OBS tenho 15 anos ok?!) Instalei ele no meu notebook e no meu servidor q tb serve de PC de jogos e etc... Embora meu servidor tenha apenas a placa de vídeo MUITO melhor q a do meu notebook, e meu notebook seja bem mais rapido pra rodar td o resto, ele só rodou o windows aero lá mesmo... Axei isso a maior injustiça... O index de performance do meu notebook tá em 1, pois a placa de vídeo n tem pixel shader, mas tirando isso, o index mais baixo foi de 4, que foi o index de HD, e dps memoria deu 4.2 (1.2 GB DDR 533) e processador 4.6 (P4 mobile 3.2GHz com HT e 1MB cache)... Eles deveriam deixar rodar o Aero mesmo que fosse sei lá, usando o CPU pra processar as coisas... No otro PC q o index mais alto foi de 4 ( 512 MB RAM DDR 667 e placa de vídeo Gforce FX 5900), e o resto mto mais baixo, ele rodou esse aero... Mas tirando esse probleminha, adorei o OS pois por incrivel que pareça, essa versão q eu to usando (RC2) ela consome POUQUÍSSIMO processador... Impressionante, eu to sempre com o gerenciador de tarefas minimizado pra olhar, e raramente a barrinha verde sobe indicando uso de processador... N sei como eles fizeram isso... E quanto ao windows aero, qm disse que ele consome recursos?! ele só consome recursos do processador gráfico, vc nem sente na performance da máquina... Simplesmente ótimo, quem ainda n baixou o RC2 poe no emule e baxa (pq o site pro RC2 agora tá fexado, só o RC1 tá disponível eu axo) pq é um ótimo OS... AHH, e quanto a proteção, dessa vez a MS acertou sim... Windows Live OneCare v 1.5, e esse daí mesmo sendo pra windows vista e talz, se alguém já pagar a assinatura do Windows Live OneCare normal, pode usar pra ativar esse q ele ativa na boa... Bom, é isso aew. Flw!!

Alexandre Durante disse...

Bom Dia, Gnt
Me ajudem estava, fazendo instalação do Vista porem ele trava na tela do idioma, alguem ja passou por isso?
grato.

Anônimo disse...

alguem pode me dizer se o p4 3.2 ht vai rodar o vista?

Anônimo disse...

so pra dizer que passei aqui, o site ta joia, nao tara de escrever pra galera ai, valeu fui....

Anônimo disse...

Galera realmente a microsoft vez um bom trabalho, instalei o vista no meu pc que é um am2 duol core, HD 20GB e com 512 de memoria. Rodou beleza o aereo e olha que minha placa de video é on bord. Unica coisa que não gostei mais aceitei, foi que o mesmo consumiu quase 9 gigas do meu HD e o office 2007 mais 1,70gb. Fora isso está de parabéns.