Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de outubro de 2006

Finalmente aquele editor de imagem que você queria, gratuito

Estão falando muito por aí sobre a nova versão de um tal de Paint.NET , que segundo o site dele foi feito quase que inteiramente na linguagem C#, e digo que esse fato melhorou a imagem que eu tenho da framework .NET da Microsoft. Fazia tempo que eu não via uma aplicação desktop que valesse a pena comentar. Trata-se simplesmente do "Paint dos meus sonhos", ao menos no ambiente desktop (agora eu sonho em ver um destes na Web, quem sabe incorporado a um Flickr da vida...). Para rápidas edições eu usava até então o IrfanView, que está mais para "visualizador" e tem apenas parcos recursos para edições, mesmo aquelas rápidas que precisamos sempre. Nessa hora entra a necessidade de um PhotoShop. O problema é que só de abrir um programa pesado destes já dá preguiça, e a interface do Photoshop é extremamente complicada para quem não usa ele o tempo todo e por isso acaba esquecendo os tortuosos caminhos que o usuário precisa seguir para fazer coisas simples como adicionar algum texto e depois girar a imagem. Os "layers" que vão sendo criados são extremamente úteis, mas o uso deles é muito pouco intuitivo no Photoshop. O Paint.NET resolve tudo isso. Ele consegue ter layers e outros tantos recursos avançados e ainda ser tão fácil de usar quanto um mero visualizador de imagem. Sinceramente, para o que eu preciso, torna o Photoshop dispensável e muito bem substituído. Eu esperava por um programa como esses desde a época em que o MacPaint do Macintosh Classic era a melhor coisa que existia para editar imagens. E o Paint.NET ainda por cima é leve e gratuito!

Nenhum comentário: