Pesquisar este blog

sexta-feira, 15 de dezembro de 2006

Transforme seu celular em um computador móvel completo

Muita, muita gente mesmo, tem um celular capaz de ser um computador móvel completo, mas não sabe disso, e acaba utilizando-o apenas para falar. Vou publicar neste post as descobertas que eu fiz e que fizeram o meu celular merecer o título de "meu segundo computador".

O meu celular não é um Smartphone, não roda Symbian. Ele apenas roda aplicativos Java e aceita cartão de memória. Nada de grandioso portanto.

A primeira dica é comprar um cartão de memória de pelo menos 1GB. É quase certo que o seu celular aceita cartões até 2GB, mesmo que no manual diga que só aceita menos. O que ocorre é que cartões micro-SD de 1GB não existiam até bem pouco tempo atrás. Acima de 2GB a coisa já fica mais difícil pois o celular teria que suportar FAT32.

Com 1GB de memória eu pergunto: pra que comprar tocador de MP3 portátil? Carregar dois dispositivos ao invés de apenas o celular não faz mais sentido. Muitos celulares já vem com fone de ouvido estéreo e também tocam músicas no auto-falante embutido, o que é até uma vantagem sobre os tocadores de MP3, como eu descobri com o tempo. Por mais que o som do auto-falante do celular seja parecido com o de radinhos de pilha, é muito prático poder mostrar as músicas para os amigos ao redor em qualquer lugar que se esteja.

Outra coisa: a "grande novidade" do tocador Zune da Microsoft é poder compartilhar músicas com outros Zunes através da transmissão Wi-Fi. Ora, grandes coisas. Meu celular já tem isso, e, sem restrição nenhuma, ele permite transferir arquivos de celular para celular, independente do fabricante, através do Bluetooth.

Mas um recurso dos celulares atuais que ainda enfrenta muito preconceito é o acesso a Internet. A maioria das pessoas aparentemente pensa que o acesso a Internet via celular é caro demais. Pois eu digo que eu gasto menos de 1 real navegando tranquilamente por dezenas de minutos.

Todas as operadoras atualmente cobram por dados trafegados, e não por tempo de conexão. Desta forma, você pode ler uma página Web sem se preocupar com o tempo. De qualquer forma vale procurar uma operadora que cobre menos pelo tráfego de dados. Uma lista pode ser encontrada aqui. E pé na bunda das que cobram mais caro.

Mas a minha grande dica para gastar menos, embora me pareça óbvia, é baixar o Opera Mini e desabilitar a exibição de imagens. São elas que consomem banda. Mas em uma tela tão pequena, quem precisa de imagens? Ok, seria melhor ainda com elas, mas a economia certamente compensa.

Para utilizar o Opera Mini é preciso configurar o celular. A configuração padrão geralmente serve apenas para a navegação WAP, utilizando o navegador que vem no celular, e que provavelmente não permite desabilitar a exibição de imagens. Uma busca no Google por coisas como "[nome da operadora] configurações GPRS" (sem as aspas) é um bom "caminho das pedras" para se resolver o problema.

O Opera Mini possibilita navegar em quase todos os sites da Web, mesmo os que não foram feitos para WAP. Para quem quer usar o Orkut, há uma página especial que possibilita isso, necessária pois a página de login normal não funciona no celular, no entanto eu ainda não consegui enviar recados e posts em comunidades, pois os formulários do Orkut não funcionam no Opera Mini, provavelmente por causa do script de contagem de caracteres das caixas de texto do Orkut. Como o link para esta página de login do Orkut é muito grande, minha sugestão é colocar ele em um módulo "Bookmarks" no Google Personalized, a página personalizada da Google, que por sinal conta com um bom suporte a celulares. Utilizando o Bookmarks você não precisa adicionar favoritos no Opera Mini (que é bem chato pra isso), bastando utilizar a Google Personalized como "página inicial" no Opera Mini.

Outra maravilha da Web 2.0 é o Google Reader , que é o meu leitor de RSS e que também tem uma versão voltada para celulares, além de um gadget para a página personalizável. Pronto. Agora você pode estar por dentro dos seus feeds prediletos em qualquer lugar que esteja.

Junte a isso o cliente de Gmail para celulares (deve ser baixado pelo browser WAP do celular) da Google e o Google Maps. Mas tome cuidado com este último, pois ele consome muita banda e dinheiro, já que baixa imagens o tempo todo.

Pra quem gosta de bate-papo o cliente IRC que eu adoro é o InetTools IRC, facilmente encontrável pelo Google. E ele não gasta muita banda. Pela minha experiência você pode falar por dezenas de minutos em um canal movimentado gastando menos de 1 real. Apenas evite ficar em vários canais ao mesmo tempo.

Pra terminar vou falar de uma das "coisas da Web 2.0" que eu mais uso atualmente que é o Google Calendar (ou Agenda no "abrasileirado"). Nele você cria seus calendários de compromissos e acessa de qualquer lugar, inclusive do celular, utilizando o GCalSync, programinha que sincroniza o Google com o calendário que vem no o celular.

Isso tudo unido às milhares de aplicações Java que podem ser encontradas Internet a fora fazem do celular comum um verdadeiro computador, rompendo as muitas barreiras impostas pelos computadores de mesa, laptops e até handhelds, que não são tão pequenos assim. Há inclusive, por exemplo, uma versão da linguagem BASIC para ser programada diretamente no celular. Penso que o celular poderá até mesmo ser peça fundamental no caminho rumo a tendência de "emagrecimento do PC" tal qual vislumbrei em textos anteriores. A importância do acesso portátil à Internet e seus dados armazenados remotamente vai aos poucos se sobrepondo à necessidade de quantidades enormes de memória e de sistemas operacionais grandiosos no lado cliente.

8 comentários:

Edson disse...

Olá! Você sabe de algum leitor PDF ou DOC para usar no celular?

tAi disse...

MUITO BOM !!!!
Valiosas as informacoes que li neste post..abriu meus olhos sobre o q posso fazer com meu celular...e as tarifas das operadoras..

Fernandolobo disse...

Matéria muito boa! Estou comentando através de meu celular eu utilizo outros aplicativos como o mfradio para quem não tem rádio do no celular, o mig33 para bate papo via msn e yahoo, o mino com voip para celular e o mkut que possibilita responder recados do orkut e etc.

Denner disse...

Alguem sabe como posso navegar na web no meu celular usando o bluetooth , tenho no meu pc tb e logico, assim posso acessar email de outros lugares pelo celular sem usar a operadora... help.....

Anônimo disse...

Falou, mas nao explicou como fazer

Guilherme Barros disse...

Aplicativos bons para transformar o celular numa máquina são esses:

*Mp3 Tags Editor;
*Mtoolbox;
*ImageConverter;
*ProPaintMobile v2.0;
*Converter;
*Sprucenotes;
*Mp3 Tools;
*KD Player;
*YouTube;
*UC Browser.

O UC Browser pode ser baixado no idioma português neste site: http://wapbrasil.net

Anônimo disse...

Ótima materia eu uso o celular todo, faz tempo eles são verdadeiros computadores mesmo.

Anônimo disse...

Muito legal ler isso. hoje em pleno ano 2012 o rapaz ai acertou muitas coisas. nostagia enjoy !!!