Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de março de 2007

Web 2.0 offline? Bom para popularizar.

As aplicações AJAX na Web estão ganhando acesso offline. Pode realmente ser bom para uma transição ao mundo das aplicações online, mas não acho que vá durar muito tempo. O computador é cada vez mais tão dependente de uma conexão com a Internet quanto é dependente de fornecimento de eletricidade. Eu pessoalmente, mesmo morando em um país de terceiro mundo, já não consigo mais utilizar o computador sem conexão. Simplesmente não tem utilidade. E mesmo morando em um país de terceiro mundo eu uso constantemente conexão por celular aonde quer que eu vá. Eu tiro a exibição de imagens do browser e até que a conta não sai muito salgada: falar no telefone é sempre muito mais caro, mesmo que por muito menos tempo do que as navegações (pela operadora Claro, cujo acesso a Internet é mais barato que Tim e Vivo). Pra mim o uso dessas aplicações offline vai ser abandonado rapidamente, mas é um bom chamariz, uma boa forma de encorajar empresas e pessoas a utilizarem mais essas aplicações, por uma simples questão de todos estarem mais acostumados com as aplicações offline. Se trata muito mais de cultura do que de necessidade real. Na medida em que essas pessoas se acostumarem com essas aplicações híbridas, vão em pouco tempo se ver utilizando apenas o online, adquirindo conexões sem fio, e esquecendo o recurso extra.

2 comentários:

Dan disse...

Hum... discordo.
Pra mim também: computador sem internet não presta pra nada. Mas pense, comparando com a eletricidade, há momentos e lugares em que ela não está disponível, pra isso usamos notebooks, pdas, etc, para suprir a falta de energia. Para suprir a falta de internet, nada como um webapp2.0 que funcione offline, ai quando conectar sincroniza tudo e pronto.

Exemplo ilustrativo: você é um executivo importante e vai a uma cidade do interior fechar um negócio enorme, lá pode não ter internet, mas todos seus documentos, agenda, ou seja lá o que for, estão em algum webapp. O que vc faz? Leva um celular gprs ou edge com velocidade ínfima pra resolver o problema? Creio que um notebook com um webapp offline seria bem mais produtivo, sabe?

O exemplo é meio idiota, mas espero ter passado meu ponto de vista :)

Abraço!

Marco Mugnatto disse...

"O que vc faz? Leva um celular gprs ou edge com velocidade ínfima pra resolver o problema? Creio que um notebook com um webapp offline seria bem mais produtivo, sabe?"

Quando minha conexao principal não está funcionando eu de fato uso a conexão pelo celular...

O problema é que pode não ser "mais produtivo" o offline, justamente porque as aplicações Web 2.0 tiram vantagem do online. Um Gmail por exemplo, será que seria "mais produtivo" offline do que com uma conexão lenta, que pelo menos permitiria enviar e receber os emails imediatamente? A colaboratividade só cresce com a Web 2.0, e cada vez mais as aplicações ficam dependentes da conexão. Não apenas para "rodar" mas também para acessar seus recursos.