Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de abril de 2007

25 anos de uma lenda viva

O computador que mais mexeu comigo ainda na minha pré-adolescência foi sem dúvidas o Sinclair ZX Spectrum, originário da Inglaterra, cujo clone no Brasil era o TK90X, da Microdigital. Endereçamento de 8 bits, resolução gráfica de 256x192 pixels com 8 cores, memória RAM de 48Kbytes, usando a televisão comum como "monitor" e gravador de fitas K7 para carregar os programas. Além de aprender a programar computadores, foi graças a esse micro também que eu aprendi o inglês que me permite "me virar" em viagens e pela Internet, já que todos os meses eu comprava revistas inglesas como Your Sinclair, Crash e Your Spectrum, que eu lia sempre acompanhadas de um dicionário. O Spectrum sempre viverá no meu coração, e estou atrás de um no Mercado Livre para ter como "troféu". Eu inclusive era "inimigo" dos MSX, micro da moda na época, pois realmente era fanático pelo meu "Speccy" e não tinha pra mais ninguém. Realmente essa maquininha capaz de tocar tantos corações (basta pesquisar na Internet) merece os parabéns pelos 25 anos de seu lançamento, e certamente não é a toa que eu termino esse texto com lágrimas nos olhos. Como alguém disse no Slashdot "eu não estaria sentado nesta mesa hoje trabalhando com tecnologia se não fosse essa pequena máquina de teclas emborrachadas". Obrigado Spectrum!!!

http://www2.b3ta.com/heyhey16k/ (clip que fizeram em sua homenagem) 

Um comentário:

Aloisio Romão disse...

Tambem tenho o Spectrum gardado no fundo de meu coração!
Minha relação com computadores começou com um apple II mas foi realmente com o Zx que se firmou de verdade! eu tenho meu TK 90X pendurado na parede de meu quarto muito bem acomodado como um diploma e as vezes quando bate o saudosismo coloco ele pra funcionar
na minha plasma de 42´! he... he!


Qundo era mais jovem saia a procura de exemplares da Your Sinclar e Crash usadas pelas bancas de revista da avenida W3 aqui de Brasilia unica forma de conseguir se atualizar sobre a maquninha no século passado!
Hoje m dia me divirto9 muito jogando os clássicos do ZX no meu celular Symbian sempre que sobra um tempinho numa fila de banco!