Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2007

E acaba a Brasnet


A primeira pessoa que conheci pela Internet foi o Mauritz. Eu, ele e um outro camarada nos encontramos lá por volta de 1996 após um bate-papo pela rede EfNet, quando a Brasnet ainda nem existia. Me lembro que já naquela época eu tinha uma visão do que viria depois, e lembro que discordei deles falando sobre algumas experiências com bate-papos por voz, vídeo-conferência e em 3D (por incrível que pareça já existia um pré-Second Life naquela época). Mauritz foi taxativo: "ah, prefiro o IRC". heheheh. Claro que o IRC não seria para sempre, num mundo que muda tanto e tão constantemente quanto o da informática, mas obviamente ele foi muito importante na minha entrada para o mundo da Internet. Alias, uma das primeiras coisas que fiz na Internet foi entrar em um canal de IRC. Eu usava uma conta Unix Shell da Universidade de Brasília, sem direito a browsers gráficos nem nada, apenas caracteres sobre a tela preta. Lembro que o primeiro canal que entrei foi por acaso um chamado #mariah. Naquela época eu nem sabia quem era Mariah Carey, acreditem! É que o canal estava em uma lista de canais mais frequentados e eu entrei lá totalmente por acaso. Me perguntaram "Are you a Mariah fan?", e foi assim que tudo começou. Participei do primeiro "IRContro" de usuários brasileiro, cuja foto ilustra este texto. Fui "OP" no canal #brasilia por muito tempo. Tive umas namoradas por lá. Enfim, fez parte da minha vida, mas nunca tive ilusão de que o IRC duraria para sempre. Acho que o IRC continuará sendo muito utilizado como "bate-papo auxiliar", dedicado e embutido em sites como o www.justin.tv, que usa IRC para permitir aos visitantes conversarem enquanto assistem as imagens ao vivo do camarada (vale a pena a visita). Mauritz deixou um comunicado oficial sobre o fim da maior rede de IRC brasileira, criada por ele. Eu se fosse ele compraria uma ilha no Second Life e daria a ela o nome "Ilha Brasnet". heheheh.

Valeu Mauritz!!!! Valeu Brasnet!!!!

Um comentário:

Smash disse...

Ralmente é uma pena. Mas tudo no mundo da informatica é assim, ou você se reinventa, ou acaba pra trás.
Lembro me que eu era um usuário assiduo da Brasnet. Mas alguns anos ela ficou mto instavel, e fora dor ar constantemente. Logo, deixei de utilizar, e criei um conta no hotmail. E logicamente, com a nova gama de recurso ficou dificil de volta para o mirc. =P

Marcos, seu blog é muito interessante. Uma pena que não é muito conhecido, ou não recebe mtos comentários. hehehe. Se fosse fazer um analogia. Seu blog seria como o Opera. "O melhor navegador que ninguem usa." hehehe..
abraços garoto. continue com o bom trabalho.