Pesquisar este blog

domingo, 30 de dezembro de 2007

Como sobreviver só online

Pois é... nessa época em que Eees fazem tanto sucesso, com seus parcos 4GB de SSD, aplicações na Web são a própria razão de ser de um computador destes, então resolvi compilar uma lista de aplicações, utilitários, jogos, etc. feitos para rodar via Web, sem precisar instalar nadinha. Você vai ver que em muitos casos "é melhor assim"!

Vamos lá:

Pra começar, o "sistema operacional". Agora tanto faz se é Linux, Windows "lite"... Você organiza seus programas e utilidades na própria Web. Como? Minha recomendação é o iGoogle. Porque? Porque ele tem as melhores aplicações agregadas da própria Google, com os melhores gadgets disponíveis para facilitar o acesso a essas mesmas aplicações. Faça do iGoogle a sua "página inicial" no browser.

O seu novo "Start button" é o Google bookmarks. Nunca mais use o "Favoritos" do browser pois eles: 1- podem se corromper, 2- podem serem apagados junto num eventual problema no HD, 3- ficam restritos ao computador aonde são mantidos e não são facilmente acessíveis em outros lugares.

Adicione o gadget do Google Bookmarks no seu iGoogle.

Legal, agora você pode acessar seus favoritos aonde for, sem precisar carregar pendrive ou coisa parecida, nem se preocupar com seus favoritos se apagarem acidentalmente. Que tal fazer o mesmo com alguns de seus arquivos? Basta usar o Box.net, que também conta com um ótimo gadget para fácil acesso pelo iGoogle.

Seu email obviamente é Gmail, pois você não perde tempo configurando email em todos os lugares que vai e nem lidando com os problemas de caixas postais corrompidas que vivem acontecendo, e além disso, acima de tudo, já sentiu o saborzinho do recurso de agrupar mensagens de um mesmo assunto no Gmail. Claro que a Google também tem um ótimo gadget para o serviço, exibindo seu inbox atualizado toda vez que você abrir sua home page.

Pois é... home page combina com se manter atualizado... A idéia de abrir a home page e ver seus emails e notícias atualizadas numa mesma página é ótima. Nada mais óbvio que adicionar também os gadgets da Google para o Reader e para o News.

Participa de grupos de discussão? Adicione também o gadget do Google Groups e não perca mais nenhuma nova mensagem.

Mas a utilidade da home page personalizável não para por aí. Ela pode também ajudar a organizar sua vida. Ah, vai dizer que você ainda não aposentou a agenda em papel? Já passou da hora de você experimentar o Google Calendar. Eu uso há mais de um ano e acesso a minha agenda até no celular, já que eles disponibilizam uma versão reduzida para este tipo de dispositivo. Ah, e obviamente há também um gadget que exibe um prático calendariozinho no seu iGoogle e permite inclusive adicionar novos compromissos.

Ainda na linha dos "organizadores de vida" tem também o gadget do Google Notebook, para rápidas ou mesmo longas anotações a qualquer momento, gravadas automaticamente na Web, e acessíveis de qualquer lugar que tenha Internet.

Agora, se você quer digitar texto de verdade e até abrir documentos do Word, e quer continuar a usufruir dos benefícios de não instalar nada, de compartilhar documentos via Web com apenas um link, de acessar os textos em qualquer lugar sem precisar de pendrive, de auto-gravação sem precisar apertar salvar, e até de editar documentos em conjunto com outras pessoas ao vivo, é claro que a Google disponibiliza uma "pasta Meus Documentos" para o iGoogle, o gadget para Google Docs, que também exibe suas planilhas e apresentações online.

Mas a vida não é feita só de Google e produtividade. Está na hora da diversão. Outra coisa legal para se ter na home page são as tirinhas em quadrinhos. Este gadget permite colocar dezenas delas na mesma página. Recomendo configurar uma aba especialmente para "Comics", com apenas uma coluna.

E os jogos online? Existem milhares de jogos em Flash e Shockwave pela Web a fora, a maioria bem simples mas divertidos, dependendo muito do gosto de cada um. Mas o melhor desses sites de jogos na Web é a variedade. Sem precisar instalar nada, você joga uma coisa diferente a cada instante e não para nunca. Eis a diferença dos jogos online. Um bom exemplo de site assim é o Miniclip.

Todos os jogos em shockwave são simples se comparados a jogos instaláveis, mas resolvi procurar apenas os mais sofisticados deles, e eis o resultado:

Saramost é um adventure com animações e cenários muito bem feitinhos e divertidos. Você vai clicando nas coisas e esquece o tempo passar. Pena que a versão gratuita é curta e eu já vou avisando que você vai ficar louco para pagar pela continuação. Mesmo assim vale a pena conhecer.

Tem também a excelente série de shooters de scroll horizontal em 2D Drakojan Skies.

Você quer 3D? Crazy Karts se parece com muitos dos jogos mais novos de videogames. Ainda de corrida tem também o Hot Rods, com oponentes bem competitivos, e um clone do antigo Motoracer do PC, o Braap-Braap . E mais um joguinho que mostra o potencial do Shockwave é o Oversize XXL.

Senti falta de um shooter em primeira pessoa tipo Counter Strike. Por incrível que pareça simplesmente não encontrei. A julgar pelos jogos de corrida em 3D o Shockwave é sim capaz de fazer.

Pois é... o tempo vai passando e mais e mais máquinas antigas vão sendo emuladas, para o deleite dos saudosistas de plantão. E quanto mais antiga a máquina, mais facilmente é emulada, chengando ao ponto de rodar dentro do browser Web. Como tenho mais de 30 anos, eu curto as dos anos 80, e faz um tempinho que não baixo mais emuladores, pois há na Web emulador de Atari, TRS Color, Fliperamas, Commodore 64, Apple 2, ZX Spectrum, e tantos outros...

Agora, você sabia que é possível converter arquivos em diferentes formatos via Web? Arquivos de audio, de vídeo, de fotos, compactados, etc. Chega de procurar mil programinhas para fazer isso. Taí algo que encontrei melhor na Web através do Zamzar, que dispõe de uma grande gama de formatos.

Acessar MSN, ICQ e Google Talk aonde você for com uma só conta no Meebo é outra vantagem do software online.

Para quem desenvolve sites e quer dar uma cara "Web 2.0" pra eles, My cool button e Rounded Cornr são uma mão na roda. O primeiro permite criar os típicos botões com degradê, e o segundo os típicos cantos arrendondados, de forma super fácil.

Precisa fazer rápidas edições de imagens? FotoFlexer certamente vai surpreender você. O site conta com efeitos e ferramentas que não se encontra nem em software instalável para edição de imagens. É experimentar todas as ferramentas para crer.

E quem já brincou com aquele conversor de bitmap para vetorial do Corel Draw, vai adorar saber que existe uma ótima ferramenta para isso na Web. É o Vector Magic.

Esses computadores mais dedicados a navegar na Web geralmente tem pouco espaço pra guardar coisas. E se eu quiser ouvir "aquela" música? Será que terei que esgotar a memória jogando toda a minha coleção de MP3 lá? Porque não criar uma playlist online no eSnips, site que por enquanto permite encontrar muita música, ou no Last.fm... Também pode adicionar na sua home page um simpático rádio e uma televisão.

E é assim... A informática vai se tornando cada vez mais online, e a liberdade para tentar novos programas apenas aumenta. É como se tivéssemos todos esses softwares e muitos outros já pré-instalados na máquina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o poste...bem didático e rico em novidades!

Sucesso ao blog!

Roberto Andrade