Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Ainda tem motivo para invejar o Mac?


Tudo que se fala a respeito, e o lançamento da primeira versão beta pública do Windows 7, me encorajou a testar o novo sistema operacional da Microsoft em uma segunda partição ao lado do XP.

Embora eu ache que essa briga de sistemas operacionais é cada vez menos relevante, acho que vale notar que aparentemente não há mais motivos para invejar o OS/X da Apple. O Windows 7 trás muitas firulas gráficas e o faz sem gargalos em uma máquina mediana como a minha, 2,4ghz com 2GB e Geforce 8500 GT.

É bonito ver o Windows+Tab, que exibe as janelas em 3D, sem congelá-las, ou seja, com seu conteúdo em movimento, seja vídeo mpeg, animações Flash ou sinal da placa de TV. E isso vale também para o Alt+Tab comum e os thumbnails que aparecem ao passar o mouse na barra de tarefas.

Tem também uma ou outra "mouse gesture". Se você balança uma janela, as que estão atrás minimizam. Se você empura uma janela para o topo, ela maximiza. E para os lados ela se alinha com a borda da tela.

O boot é rapidíssimo e o desligamento também, e o fps em jogos parece estar bom, principalmente se você vai nas propriedades do atalho do jogo e manda o Windows desligar as firulas gráficas toda vez que rodar aquele programa específico.

Enfim, não senti os gargalos que senti nas minhas tentativas de usar o Windows Vista, e parece ser mais rápido ao menos em boa parte das operações em relação ao XP.

Não tive até agora também grandes problemas com compatibilidades.

O único porém que vi até agora foi o fato de a instalação ter ocupado quase 10GB no disco, o que até pode não ser problema para instalar num desktop, mas inviabiliza o uso nos netbooks atuais como o meu Eee PC, a não ser que haja uma forma de realmente se reduzir drasticamente essa exigência de espaço com uma instalação personalizada.

Portanto estou usando o 7 no dia a dia por enquanto, e o tempo vai dizer se eu vou aumentar essa partição de meros 20GB ou voltar para o XP. Rapidez nos jogos, principalmente é claro no Second Life, e compatibilidade com o que eu quiser rodar, serão fundamentais na minha decisão.

2 comentários:

Teilor disse...

Desde antes do Windows 7 eu não vejo motivo para invejar o MacOX. Firulas já existem tanto na plataforma Windows quanto nas plataformas Unix a muito tempo. Mac só se mantém como um produto a ser invejado por representar uma grife no Brasil.

Leo Todeschini disse...

Eu uso um MacBook Pro e realmente, não uso pra que alguém possa invejar e sim pela capacidade de trabalho que ele me proporciona. O Mac OS X é elegante, diferente de "cheio de firulas", esse aspecto glossy que o windows passa sim é coisa do tipo "cheguei", extremamente apelativo e firulento. Mugnatto, eu sempre usei notebooks com Windows, depois que tive um Mac a experiência e eficácia no trabalho foram outras. Se nunca teve um Mac antes, sugiro a experiência, tenho certeza que irá adorar. Windows 7 ainda tem DLL, ainda tem registro... bem... isso é uma questão de gosto. Legal teu blog e espero que não leve a mal minha opinião.