Pesquisar este blog

domingo, 18 de janeiro de 2009

No fim das contas não estou usando o Windows 7

Foi que nem o Windows Vista. À primeira vista muito atraente, talvez mais até que o Mac OS/X. Mas as firulas de sistemas operacionais, hoje em dia, depois de um tempo tornam-se mesmice, e isso é uma coisa que talvez a Apple já tenha percebido e que a Microsoft devia perceber.

Já se foi o tempo em que era o sistema operacional que ditava a beleza das telas dos nossos computadores. Hoje em dia cada site diferente em Flash ou DHTML que se visita é uma nova interface lotada de firulas. A Web é hoje um mundo interminável de mudança constante e por isso a interface do sistema operacional se tornou menos relevante, e diante disso é inevitável que o que passe a interessar mais em um sistema operacional seja estabilidade, velocidade e compatibilidade.

Estabilidade eu já tenho suficiente no XP. Quanto a velocidade, naquilo em que a performance é mais importante para mim que são jogos em 3D e Second Life, o fato é que o XP sempre apresenta um numero melhor de frames por segundo. Eu mandei o Windows 7 desligar as firulas gráficas quando rodasse o jogo, troquei a placa de vídeo 8500 GT por uma 9600 GT, mas mesmo assim sempre fica a pergunta: depois que as firulas gráficas se tornam mesmice, porque vou continuar com um sistema que diminui 5 fps que seja, por mais bonito que seja?

Por isso eu dou a má notícia pra Microsoft de que só mudo para o Windows 7 se até a versão final a empresa fizer algum milagre que torne o sistema tão rápido nos jogos quanto o XP, ou então se ela conseguir fazer com que outras empresas lancem coisas que só rodem no Windows 7, e alguns dizem que ela até tem experiência nisso.

Mas nessa questão de compatibilidade, outra coisa que "interessa muito", até o momento foi mais um dos problemas: minha placa de TV não funcionou a contento (a imagem fica preto e branca ou com falta de sincronia em relação ao som), e um software que utilizo para gravar audio com múltiplas trilhas não encontrou a placa de som no esquema de drivers utilizado pelo Windows 7.

Nenhum comentário: