Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de novembro de 2009

As primeiras fotos que vi em um computador

Acredite. Antes de surgirem as placas VGA o PC era incapaz de exibir fotos na tela. Tudo era desenho, texto, ou no máximo uma digitalização grosseira cheia de padrões de pontos tentando imitar diferentes tonalidades.

As imagens abaixo estão em seu tamanho original e foram as primeiras fotos que vi em computadores. Embora sejam pequenas nos monitores atuais, na época só era possível vê-las em fullscreen, ocupando toda a tela, com a mesma baixa resolução.

Não sei exatamente a origem, mas acredito que sejam demonstrações que vinham junto com as primeiras placas VGA. O VGA era capaz de exibir 256 cores na resolução de 320x200 pontos, escolhendo as 256 cores em uma paleta de 262.144 cores. Ou seja, o número mínimo de cores necessário para se exibir uma foto sem apelar para padrões de texturas. Foi a partir destas fotos também que comecei a entender o que era o "anti-aliasing". Na época não entendíamos muito bem ainda porque uma foto nessa resolução, mas com um número de cores relativamente elevado, parecia "serrilhar" bem menos os contornos do que imagens em 640x480 mas com apenas 16 cores.

Por incrível que pareça essas eram as únicas fotos que eu vi em um PC durante um tempão. Ainda não existia Internet e nem câmera digital (com acesso pelas massas), e ficar contemplando os detalhes destas poucas fotos banais era tão divertido quanto jogar um game novo pela primeira vez hoje. São imagens que jamais se apagaram da minha memória.








Nenhum comentário: