Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Extensões e apps para Chrome que eu mais gostei

Desde que a Google lançou a Chrome Web Store eu viciei em testar apps e extensões. Segue a lista das que eu mais gostei até o momento, e recomendo altamente:

Extensões
  • IE Tab - Pra quem desenvolve sites como eu, ou gosta de alguns que só rodam no Internet Explorer, esta extensão coloca o IE dentro do Chrome toda vez que for necessário.
  • Felicious - Durante muito tempo procurei por uma boa extensão Chrome para o Delicious. Acho esta melhor até que a oficial. Permite ver, procurar e criar bookmarks eficientemente.
  • Window Resizer - Outra importante para desenvolvedores Web. Muda o tamanho da janela do browser para se equiparar a várias resoluções de tela conhecidas, e permitir testar a aparência do site nessas diferentes resoluções com grande facilidade.
  • Instapaper - A Internet é cada vez mais uma bombardeo incessante de informação, e cada vez mais é comum interrompermos o que estávamos fazendo para ler algo interessante que apareceu no Twitter. Para evitar essa bagunça em nossas vidas é bastante útil o serviço Instapaper, cuja missão é guardar temporariamente uma URL para que você leia mais tarde quando estiver mais disponível, e esta extensão torna a coisa ainda mais fácil. Basta navegar para o texto interessante e clicar no ícone. A página é automaticamente adicionada no Instapaper e fechada logo em seguida. Pronto. Você fica livre para continuar seu trabalho, sem peso na consciência.
  • Send from Gmail - Em primeiro lugar, se você não usa GMail, não sabe o que está perdendo. Se já usa, deve ficar p da vida ao clicar em um endereço de e-mail na Web e o browser abrir o Outlook. Eu pelo menos nem quero ver essa assombração na frente. Esta extensão simplesmente faz com que links para e-mails abram o GMail, além de permitir enviar um e-mail pelo Gmail com mais facilidade, clicando-se no ícone.
  • Better Google Tasks - Quem usa Google Calendar (Agenda, bleh) e Tasks vai achar importante esta extensão para visualizar e adicionar tasks rapidamente. Se não usa, vale a pena conhecer o Google Calendar e dizer adeus à agenda em papel em grande estilo, na nuvemacessível em qualquer lugar.
  • Screen Capture - Oficial da Google. Muita gente encontra utilidade para tirar uma screenshot de página Web em um momento ou outro, principalmente desenvolvedores Web. Pode gravar a página inteira ou só a parte visível, ou mesmo uma região delimitada.
  • Clip to Evernote - A extensão oficial do Evernote. Testei várias extensões para anotações rápidas na nuvem e conclui que este serviço com esta extensão continuam sendo os melhores. Mas enfatizo que meu objetivo é encontrar um substituto online para o notepad do Windows. Outras pessoas tem outros desejos.
  • Join Tabs - Não sei você, mas eu abro 500 abas no Chrome. Ok. O sentido é figurado, mas eu sempre uso 2 monitores e abro abas aqui e lá o tempo todo, além de ficar debugando sites no ASP.NET, e o escambau. Vira uma loucura e volta e meia novas janelas são abertas, além das abas, e é difícil manter o controle disso tudo. O objetivo do Join Tabs é simplesmente fazer com que as abas nunca abram em novas janelas, a não ser quando se arrasta a aba para fora de propósito, como quando quero ver no segundo monitor. Pra mim é importante, mas depende do uso de cada um.
  • Chromey Calculator - Esta é uma das melhores extensões que já vi na vida. A calculadora do Windows é bonitinha e tal, tem botõezinhos. Mas pare para pensar: se eu tenho teclado com números e tal, pra que preciso de botões na tela na hora de calcular? O Chromey Calculator pode não ser muito bonitinho, mas é excepcionalmente util. Volta e meia precisamos de uma calculadora. Basta clicar o ícone e você tem muito mais que qualquer calculadora que você já viu na vida, afinal esta extensão junta as máquinas de cálculo do Google e do Wolfram Alpha numa só aplicação. Você pode digitar fórmulas complexas e até coisas como "World population - population of Brazil", e tudo vai ficando gravado na listinha de últimos cálculos realizados que aparece. Pode-se facilmente criar variáveis inclusive. Enfim, substitui a calculadora do Windows de forma até covarde.
  • Instalyrics - Eu gosto de cantar. Não que eu cante bem. Mas enfim, de qualquer forma acho interessante poder de forma fácil ler as letras das músicas que eu toco no PC. O Instalyrics funciona com músicas do Youtube e do Grooveshark. Basta clicar o ícone enquanto a música toca, e ele exibe as letras na conveniente janelinha. Selecione um pedaço da letra e mande ele enviar pelo Twitter para você (ainda não testei isso).
  • Docs PDF/PowerPoint Viewer - Na minha opinião, o melhor leitor de PDF, principalmente de grandes PDFs. Pena que aparentemente está limitado a PDFs de no máximo 20MB. Ele usa a máquina na Web da Google para exibir com a maior rapidez que conheço os documentos nestes formatos, e sem esperas para abrir pesadas aplicações.
  • Ultimate Chrome Flag - Exibe uma conveniente bandeirinha indicando em que país está o site aberto. Clicando-se na bandeira são exibidos mais detalhes sobre o website. Qualquer usuário um pouquinho mais avançado vai gostar.
Apps
  • DropMocks - A forma mais fácil que eu conheço para compartilhar fotos. Com interface ultra-minimalista feita pela Google, basta arrastar as fotos do Windows Explorer em cima da página do DropMocks e esperar o envio. Depois envia a URL para as pessoas que você quiser.
  • CloudCanvas Core - O melhor editor gráfico do tipo vector que roda na Web que eu conheço. Pra quem não quer instalar o Corel Draw.
  • NewsSquares - Para quem usa Google Reader, uma nova forma de ler as novidades. Por incrível que pareça é mais agradável.
  • You've Got News - Quem diria que eu iria usar algo da AOL. Também para ler notícias, este site cria um formato de jornal/revista para diversas fontes pré-definidas para tornar mais agradável a leitura.
  • TweetDeck - Espetacular. Joguei fora todas as extensões Twitter que eu usava. Pra mim o TweetDeck está para o Twitter assim como o GMail está para o E-mail.

Nenhum comentário: