Pesquisar este blog

sábado, 13 de agosto de 2011

O próximo killer hardware

Alguém tem dúvidas de que o futuro está no head mounted display?

Veja, já temos toda a tecnologia necessária, e todos os caminhos que estamos seguindo convergem para isso.

O dioptro digital das câmeras digitais mais profissionais é a popularização do mecanismo ótico que permite que nossos olhos enxerguem tranquilamente um LCD que está a apenas uns poucos centímetros do olho.

O sucesso do 3D atual no cinema e televisão é também um meio caminho andado para uma tecnologia que trará uma imersão infinitamente superior, já que o head mounted display usa duas telas compondo imagens stereo que cobrem todo o campo de visão.

Antigamente havia um problema com a ideia do capacete de realidade virtual que era a dificuldade para se criar mecanismos que detectassem os movimentos da cabeça do usuário, mas hoje os celulares com seus sensores de orientação provam que este problema está completamente superado, basta utilizar o Streetview da Google no modo "bússola" para perceber isso.

Da mesma forma, os celulares com resoluções gráficas comparáveis às de PCs provam que já é possível popularizar telas pequenas mas com alta resolução, necessárias para a imersão esperada em um dispositivo que ao mesmo tempo irá proporcionar a mesma mobilidade que um fone de ouvido, mas com uma imagem, para os nossos olhos, maior que a do cinema.

Eu praticamente não tenho dúvidas de que o talvez próximo "killer hardware" será um head mounted display conectável a smartphones. Ok, talvez daqui a mais alguns poucos anos...

Nenhum comentário: